top of page
Localização
Parceiros
Afro Brasileira

A Bruxaria

 

 

Aqueles que abordam a bruxaria pela primeira vez têm normalmente expectativas bastante irrealistas, provenientes das suas noções confusas e erradas de o que é a bruxaria e como funciona. Atraídos inicialmente pela aura de mistério e a promessa de poder, impelidos pelo fruto proibido e o perigo que rodeia esta arte tão antiga, tomam-se cínicos quando a bruxaria não preenche as suas fantasias. Esta passagem marca o fim do progresso da maioria dos estudantes.
Não existe nada de artificial nesta revulsão de sentimentos - aprendemos fazendo ou a tentar fazer e cometendo erros. Os poucos que conseguem encarar esta crua realidade acordam para um novo conhecimento á magia onde os alardes dos antigos até parecem modestos. Atingem uma visão transcendental do universo, onde coexistem verdades contraditórias em harmonia e as coisas nunca são o que parecem.


Deve primeiro tomar consciência de que a maneira como capta o mundo que o rodeia está condicionada às convenções e preconceitos da sociedade. Quando olha para uma rua, uma árvore ou uma flor, a sua consciência dessa coisa não é isolada e invariável, fazendo parte integrante da sua própria mente. O mundo é estruturado pela maneira como entra em interacção selectiva face às impressões sensoriais. O mundo que consegue percepcionar é limitado pela sua mente e pelos seus sentidos, mas são possíveis enormes quantidades de variações dentro dos parâmetros impostos pela natureza humana. Esta forma de ver o mundo de maneiras diferentes não é muito conhecida  tem o poder latente de alterar a natureza fundamental do seu universo.

 

Ao construir o seu mundo, foi guiado pelos ditames da sua cultura e da sua complexa teia de crenças e tabus, aceitando-as automaticamente, sem qualquer observação ou crítica, muito para além da sua liberdade de escolha.

 

O que está por baixo é igual ao que está por cima e o que está por cima é igual ao que está por baixo: para que se atinja o milagre do Uno.
Baseia-se numa visão mágica do Universo. "O que está por baixo" é a autoconsciência do indivíduo, o microcosmo. "O que está por cima" é o grande Mundo Exterior, o macrocosmo. O que está em baixo e o que está em cima deve ser igual porque são criados por uma mente única que percepciona ambos. Tanto o macrocosmo como o microcosmo existem na mente, devendo por isso relacionar-se.

 

A prática regular da bruxaria engendra automaticamente uma visão mágica do mundo naqueles que a ela se abrem. A mente expande-se a todos os níveis. As percepções que pareciam fixas e eternas começam a fluir. Novos padrões são formados.

 

bottom of page