top of page
Localização
Parceiros
Afro Brasileira

As cartas Cigana

 

 

 

 

As Cartas:

 

O surgimento das Cartas junto ao Povo Cigano deu-se de uma maneira bastante curiosa. Conta-se que alguns Sábios, prevendo o afundamento da Atlântida no mar, partiram em busca de outras terras. Alguns desses sábios foram parar no Egito e passaram todo o conhecimento espiritual que possuíam aos Sacerdotes de lá.

 

O surgimento do Tarot:

 

Para manter os ensinamentos em segredo (principalmente diante da destruição das bibliotecas egípcias por muitos invasores), os Sacerdotes gravaram em lâminas de metal esses ensinamentos, surgindo assim o Tarot.

Aos seus mistérios, porém, só teriam acesso aqueles que pudessem desvendar  seu conteúdo simbólico. Profundos conhecedores de Magia, no entanto, o Povo Cigano logo conseguiu desvendar os segredos escondidos pelos Sacerdotes nas lâminas. Contudo, como precisavam de um instrumento que lhes permitisse entender o passado, compreender o presente e prever o futuro, os Ciganos logo adotaram o Tarot como Oráculo em suas práticas mágicas.

 

O Tarot Cigano:

 

Para um povo que sempre teve suas próprias tradições e seus mistérios, os Ciganos resolveram criar um novo jogo, com base naquele que conheceram no Egito. O novo Oráculo, porém, foi confeccionado repleto de símbolos ligados à Magia do Povo do Oriente ou Linha do Oriente, corrente espiritual que os guia e protege. A este novo Tarot,  os Ciganos deram o nome de Iniciativo ou Cigano.

Naquela época, as lâminas eram pintadas à mão e passavam como herança entre os membros de uma mesma família (normalmente entre as mulheres, até em razão de serem elas as responsáveis pelo jogo dentro da tribo). Este procedimento garantiu o segredo deste Tarot por muitos séculos.

 

O Baralho Petit Lenormand: 

 

A primeira explicação dada à essa controvérsia é a de que Mlle. Lenormand, que nasceu na França, em 1772, teve acesso ao Baralho Cigano e, analisando-o, criou o seu próprio Baralho e método. Só que, então, os Ciganos teriam dois tipos de Baralhos com que trabalhavam, um verdadeiro, usado exclusivamente dentro das tribos e um outro, mais popular, usado para consultar os não-Ciganos.

O Baralho então visto por Mlle. Lenormand teria sido essa versão popular. Para manter a versão original intacta, no entanto, os Ciganos teriam se calado quanto a esse engano, fazendo-a acreditar ter copiado o Baralho verdadeiro.

  Uma outra versão, exatamente oposta, conta que Mlle. Lenormand criou um Baralho com 36 Cartas, o qual teria agradado muito ao Povo Cigano, pois era feito com imagens do cotidiano. Tamanha identificação fizeram com que começassem a usá-lo, difundindo-o pelos lugares por onde passavam. Passou-se o tempo e o antigo Baralho Lenormand ficou esquecido, pelo menos no nome, já que passou a ser chamado (essa versão cigana), de Baralho Cigano.

 

A Cartomancia:

 

É importante não confundir o Tarot Cigano ou Baralho Cigano,  com a Cartomancia, que é um método que utiliza as Cartas do Baralho comum,  e que teve a sua origem totalmente diferente.

As Cartas do Baralho que conhecemos e utilizamos, surgiram na Europa, por volta de 1369 e 1380, e seu uso como adivinhação aconteceu, provavelmente, em 1390, isto sim, nas mãos de uma cigana.

 

bottom of page