top of page
Localização
Parceiros
Afro Brasileira

 Santa Sara Kali 

 

 

 

 

O povo cigano vive em estreito contato com a natureza, adoram e veneram um só Deus. Possuem uma essência mística e religiosa e um grande amor pelas divindades.

 

Os ciganos dizem que Santa Sara só tem olhos para eles, que conhecem as tradições e que a encontram na sombra da cripta. Antes que colocassem grades no seu monumento e fechassem seu acesso à noite, os ciganos viajantes pernoitavam e pediam proteção a Santa Sara, oferecendo velas a virgem negra. A peregrinação que os ciganos fazem ao local onde está a estátua de Santa Sara tem uma intenção. diferente da dos católicos. Eles sabem que os objetos mortos só podem viver à medida que os homens lhes dão vida.

 

A comemoração dos dias 24 e 25 de maio em Saintes Maries de La Mer
Os dias 24 e 25 de maio, consagrados ao culto de Santa Sara, é para os ciganos época da peregrinação até Camargue, sul da França, para adoração à santa. Esta é uma tradição sagrada e secular. Ciganos de quase todas as regiões da Europa, Africa, Oriente e dos quatro cantos do mundo reúnem-se na pequena igreja de Saint-Michel em louvor e homenagem à Santa Sara.



 

 



 

Uma semana antes da festa, numerosos clãs e grupos ciganos, vindos de todas as partes do mundo, chegam à região para a procissão. Durante a procissão a figura da santa negra é transportada no andor pelas ruas da vila, saindo da igreja e terminando nas águas do Mediterrâneo. A passagem dos ciganos por aquela vila francesa não tem apenas um objetivo religioso. Durante cerca de uma semana os ciganos mostram o que sua cultura tem de mais belo e tradicional, com os ciganos a encher as pequenas ruas de Saintes Maries de La Mer, com a música e as danças tradicionais. Os terrenos em redor da vila são totalmente ocupados pelos acampamentos ciganos. Mas, salvo raras exceções, as carroças de tração animal do passado deram hoje lugar aos traillers com televisão e parabólica, puxados pelos últimos modelos das mais conceituadas marcas de automóveis.
A comemoração de Santa Sara tem seu auge desde a madrugada do dia 24 de maio e durante todo o dia. Na tarde desse dia acontece a procissão que leva a Santa até o mar, e antes e depois da procissão, na cripta subterrânea onde estão os despojos da Santa, é que os fiéis ciganos se juntam em orações.
O local é pequeno e o número de velas acesas é enorme, o que ocasiona grande calor. Tudo acontece na cripta, abraços e beijos na imagem da Santa, cartas depositadas numa caixa de madeira, choro, pedidos e falas incompreensíveis.

 

Santa Sara Kali no Brasil

A Igreja Católica santificou Santa Sara e é dessa forma que o povo cigano a cultua. No Brasil, Santa Sara divide a preferência dos ciganos brasileiros com Nossa Senhora Aparecida e São Jorge Guerreiro. Os ciganos brasileiros adoram Nossa Senhora Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam a Santa Sara Kali. Aqueles que não possuem a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, com certeza têm em sua barraca ou casa uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Não raro, possuem as duas.

 

Sara é a mais venerada Santa para os ciganos, e todo acampamento cigano conduz uma estátua da virgem negra, ou a tem depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos.

bottom of page