top of page
Localização
Parceiros
Afro Brasileira

O que é a Magia

 

 

A magia é uma ciência, ou é caracterizada por ter uma linguagem quase científica. Este esforço mal dirigido de materializar a magia está condenado ao fracasso e a favorecer o jogo daqueles que desejam desa­creditar a magia, porque a magia é precisamente aquela coisa que não pode ser explicada ou prevista em termos físicos normais. No entanto, os desejos dos mágicos são expressos necessariamente de forma material, tal como os símbolos e os rituais, e os resultados de tais rituais revelam--se frequentemente de formas concretas, o circuito atual entre o desejo e o desempenho não está ligado pelas leis do tempo e do espaço.

A  visão da magia não é a visão comum daqueles que praticam os seus vários rituais. A maior parte dos mágicos modernos parece ser conduzida por um impulso hoje.

inarticulado ao retirar a magia da magia e ao defini-la em termos mundanos.

Este impulso surja do desejo de compreender a magia e, deste modo, conquistá-la e comandá-la como se fosse apenas outra forma de energia física, como o vapor ou a electricidade, a magia reside no fato de que nunca pode, pela sua natureza inerente, ser completamente controlada ou previsível. Esta é uma visão mais perigosa e de difícil convivência para aqueles que exigem um mundo ordenadamente previsível.

"A magia é uma faculdade de virtude maravilhosa, cheia dos maiores mis­térios, contendo a contemplação mais profunda da maior parte das coisas se­cretas, juntamente com a natureza, poder, qualidade, substância e virtudes, possui também o conhecimento de toda a natureza e instrui-nos no que diz respeito à diferença e à harmonia entre as coisas, daí produz os seus maraviIhosos efeitos, unificando as virtudes das coisas através da sua aplicação umas às outras, e para os seus assuntos inferiores adequados, juntando e ligando-os minuciosamente pelos poderes e virtudes dos corpos superiores. Esta é a mais perfeita, a ciência mestra, que foi consagrada, e o tipo de filosofia mais sublime, e por fim a perfeição absoluta de todas as filosofias mais eminentes".

 

Três Livros da Filosofia Oculta, Livro I, Capítulo 2.

 

Sabemos que essas aptidões não são sobrenaturais, mas naturais e que as usamos na memória, na imaginação, numa outra vida, em nossos sonhos. Compreendemos as verdades profundas que o Mago, a Bruxa, o Xamã e o Místico consubstanciam, verdades tão antigas que o mundo nunca se livrará delas.

 

Embora muitas pessoas modernas não o admitam, a visão de mundo da Bruxaria ainda faz sentido.

Ainda pressentimos a existência de uma conexão com a natureza que não foi totalmente perdida. Sabemos por instinto que toda a criação contém uma vitalidade magnífica, que tudo está vivo, que todas as criaturas contêm espírito. No âmago de nossos corações, concordamos com o filósofo Tales, que disse aos antigos gregos: "Todas as coisas estão repletas de deuses.''

 

Bruxas, Magos,  xamãs, sacerdotes, sacerdotisas, sábios, feiticeiros, curandeiros ou místicos, prosperou nas chamadas culturas primitivas do passado, prosperou nas culturas altamente desenvolvidas do passado. E floresce hoje.

 

Assim como tem lua para plantarmos uma semente, como as marés também são reguladas por ela e até o nosso humor diário se comporta diferentemente em função das fases lunares, a magia tem dia e lua certa para acontecer.

A Magia, seja ela qual for, visa à estrutura e ao equilíbrio. Busca como objetivo conhecermos nossa verdadeira essência, nos estruturarmos como seres humanos íntegros e reconhecermos a centelha de Deus que está dentro de todos nós. Não elimina problemas, mas ajuda imensamente a enfrentá-los da forma correta e até a diminuir o seu tamanho.

 

1- A magia é a arte do Manifesto;

O Manifesto é tudo aquilo que pode ser visto, tocado, manipulado, imaginado ou compreendido. O Não Manifesto não é nenhuma destas coisas. É o lugar, ou antes, o não lugar do qual tudo resulta.

 

2- Todo o ato criativo é mágico;

no mundo que tem pouco a ver com a sensibilidade religiosa comum, mas deve ser declarado que a magia controla esta última fonte de poder criativo.

 

3- O que pode ser predito não é magia;

A divindade "transcende as leis da causa e efeito universais que governam o Universo.

 

4- A magia em ação parece sorte.

Aqueles que praticam a magia ritual sabem que ela funciona, mas nem sempre podem dizer onde ou de que maneira se realizará.

 

5- A magia, como a água, procura sempre o percurso mais fácil.

 Um rio atravessará a rocha mais dura quando não houver mais sítio nenhum por onde fluir, também a magia atravessará e despe­daçará barreiras quando não houver outro caminho para as contornar.

 

6- A magia não é limitada nem pelo tempo nem pelo espaço.

É possível realizar o objetivo de um ritual de forma imediata, não importa em que lugar da Terra, tal pode mesmo ser feito em qualquer lugar do Universo.

 

Uma vez compreendida a verdadeira raiz da magia, seguem-se várias introvisões importantes. Visto que a magia vai além dos limites do mundo natural, transcende a causa e efeito. A magia nunca pode ser predita com certeza. O mesmo ritual mágico nem sempre produz o mesmo resultado, ou um resultado no mesmo momento e lugar.

 

 

bottom of page